Edições humanas.





Clarice Lispector - A hora da estrela.


"Apaixonei-me subitamente por fatos sem literatura - fatos são pedras duras e agir está me interessando mais do que pensar. De fatos não há como fugir. "




"As coisas estavam de algum modo tão boas que podiam se tornar muito ruins, porque o que amadurece plenamente pode ,apodrecer." 




"Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida. Mas antes da pré-história havia a pré-história da pré-história e havia o nunca e havia o sim. Sempre houve. Não sei o que, mas sei que o universo jamais começou."


"Quem já não se perguntou: sou um monstro ou isto é ser uma pessoa?"



"E que anjos esvoacem em vespas transparentes em torno de minha cabeça quente, porque esta quer enfim se transformar em objeto-coisa, é mais fácil."


"Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite."


"Escrevo por não ter nada a fazer no mundo: sobrei e não há lugar para mim na terra dos homens. Escrevo porque sou um desesperado e estou cansado, não suporto mais a rotina de me ser e se não fosse a sempre novidade que é escrever, eu me morreria simbolicamente todos os dias."